As mudanças do Século XXI
Yuval Noah Harari nos alerta para as preocupações que deveremos ter no século XXI para sobrevivermos no futuro, quais sejam: pensamento crítico, comunicação, colaboração, criatividade. Em sua obra “21 Lições para o Século XXI”, o autor recomenda que deverão ser minimizadas habilidades técnicas e enfatizadas habilidades para propósitos genéricos na vida, sendo a mais importante delas a capacidade de lidar com mudanças, aprender coisas novas e preservar o equilíbrio mental em situações que não são familiares.
No mesmo sentido, na obra “A 4ª Revolução Industrial”, Klaus Schwab afirma que vivemos, ou viveremos, uma era em que se exigirá de nós mudanças significativas, nas quais novas tecnologias vão se fundir, sendo elas a digital e a biológica, era na qual reside a inteligência artificial que assombra parte da sociedade e enche de entusiasmo a outra. De fato, já temos supercomputadores de bolso, tecnologia de inteligência artificial para tomada de decisões e funções administrativas, carros sem motoristas, impressoras em terceira dimensão e seres humanos projetados.
No Brasil a Inteligência artificial já é uma realidade. No Supremo Tribunal Federal o “Projeto Vitor” já é capaz de rastrear com precisão e agilidade ações com repercussão geral, podendo realizar em 5 segundos o trabalho de 40 minutos, e no Superior Tribunal de Justiça há pouco mais de um ano tivemos o primeiro julgamento utilizando uma plataforma virtual. Nesse cenário, a Ministra Nancy Andrighi já alertou para a importância da utilização da tecnologia como ferramenta de auxílio no dia a dia do judiciário, como ela faz com os advogados que não podem viajar à Brasília e se utilizam do Skype para uma breve conferência.
A hora da mudança chegou, avassaladora, em todas as regiões do mundo. Mas o que assusta não é exatamente sua imposição, um velho presságio, mas a velocidade com que ela se apresenta.
Da noite para o dia nos deparamos com uma realidade anunciada que já chegou velha. O porvir é agora. Hora de refletirmos até que ponto estamos realmente preparados e buscarmos refúgio em nossas consciências para que tudo alcance um bom termo, e, ao final, possamos dar um salto na evolução da humanidade. Bem vindos ao século XXI.
Autora: RENATA MARIA SILVEIRA TOLEDO