Projeto de lei pretende punir quem deixar de denunciar violência contra pessoa com deficiência
Está em análise na Câmara dos Deputados um projeto de lei que prevê sanções penais para quem deixar de denunciar a prática de violência ou de tratamento cruel ou degradante contra pessoas com deficiência.
A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, no substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência ao Projeto de Lei 1994/2022, de autoria do deputado Merreca Filho (PRD-MA).
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou nesta terça-feira (3) projeto de lei que prevê sanções penais para quem deixar de denunciar a prática de violência ou de tratamento cruel ou degradante contra pessoa com deficiência.
Pelo texto, a pena será de detenção, de 6 meses a 3 anos. Se a omissão resultar em lesão corporal de natureza grave ou morte da pessoa com deficiência, a pena será maior – aumentada em 50% ou em três vezes, respectivamente.
Além disso, a punição será dobrada se o crime for praticado por parente ou cuidador. Essas regras devem ser inseridas no Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Fonte: IBDFAM